Objetivo: desenvolver a consciência de que o patrimônio escolar não é apenas uma
construção material. Ele é muito mais que isso: é a nossa segunda casa,
representa a nossa identidade, como grupo social que ali vive e interage. A
nossa escola tem que ter a nossa cara.
Tarefa
4 – ESPELHO, ESPELHO MEU...
Faça uma
reflexão sobre a sua escola. O que o espelho lhe responderia? Que ela é bonita,
que ela é colorida, que ela está cuidada?
Sabemos que
um patrimônio, às vezes, pode não se encontrar em um estado muito bom, por
ações naturais, do tempo que causa desgaste aos materiais. Contudo, em muitas
ocasiões, um patrimônio pode não estar bem por descuido nosso. Há muitas
atitudes que devemos ter e nem sempre as temos. Pense nisso! Olhe para sua
escola e veja o que pode ser feito para melhorá-la, cada vez mais.
Após o
momento de reflexão:
4.1 - converse sobre a importância dos cuidados com o ambiente
e faça movimentos de conscientização sobre os diferentes cuidados
que devemos ter com ele, organizando uma faixa ou distribuindo panfletos ou
realizando reuniões com a Comunidade Escolar.
4.2
- promova ações que desenvolvam cuidados com o patrimônio escolar:
4.2.1 "Pintura": torne
sua escola colorida e alegre pintando painéis, embelezando muros, portas, o que
for possível;
4.2.2 "Jardinagem": construa canteiros plantando flores,
folhagens, hortas, árvores...
4.2.3 "Reconstrução ou reforma de espaços escolares":
reconstrua bancos ou construa espaços de lazer com criatividade e ajuda de
todos. Cuide da manutenção do espaço escolar: que ele esteja sempre limpo e
saudável para o bem estar de todos.
Tarefa
5 – CUIDANDO O DESPERDÍCIO E A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE
Monte uma
equipe em parceria com o Grêmio Estudantil, devendo esta elaborar um plano de
ação, com o objetivo de orientar e fiscalizar sobre importantes atitudes no
contexto escolar:
- a
racionalização do uso da água, cuidando da manutenção de torneiras e do correto
fechamento das mesmas após seu uso;
- a
verificação das luzes e os equipamentos após utilização observando se foram
desligados e devidamente guardados ao término das atividades nos diferentes
ambientes da escola;
- a
cooperação com a limpeza geral dos espaços escolares, atentando para
orientações tais como: "se sujar, limpe", "se abrir portas e
janelas, feche-as ao sair", "se produzir lixo, realizando as
atividades escolares ou participando de refeições, coloque este lixo na
lixeira".
O plano de ação deverá ser implementado pela Equipe e registradas as
ações desta nas ações de conscientização. O Mascote da Equipe poderá ser
incluído nos momentos de divulgação destas ações.
Tarefa
6 – ENTREVISTANDO A COMUNIDADE
Entreviste
um membro da comunidade escolar e apresente seu depoimento sobre as
ações desenvolvidas para tornar a escola um espaço de trabalho e alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário