quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Tarefas do meses de Outubro e Novembro/2012

Promovendo o Conhecimento e a Ciência

Objetivo: Solidificar a relação escola – conhecimento, que se faz muito íntima e construída com sólidos laços de comprometimento e reciprocidade. Abrir espaços para valorizar e expressar a curiosidade, a iniciativa, a capacidade de buscar, de criar, de transformar tão próprias das pessoas. Elas fazem parte de nós e com elas alcançamos os nossos sonhos, concretizamos as nossas realizações e tornamos a vida melhor e mais colorida. A ciência nos oferece um universo pedagógico muito rico e estimulante. Experiências, novas produções, grandes inventos.
O Conhecimento e a Ciência! Vamos concluir mais esta edição da Gincana Solidária pesquisando sobre as grandes invenções e seus autores maravilhosos que tanto contribuíram para o desenvolvimento da humanidade, procurando tornar a vida melhor de ser vivida , ampliando  a cultura e a consciência dos homens. O avanço aconteceu em diferentes áreas, pois somos múltiplos, e precisamos crescer por todos os lados: saúde, organização, valores, recursos.
 
Tarefa 9
 
Pesquisar 02 invenções acontecidas em cada uma das seguintes áreas:
 
– Científica
– Saúde
- Comunicação
-Transporte

A Equipe deverá organizar um momento de apresentação destas invenções, usando de sua criatividade. Ex.: entrevista com os inventores, pequenas dramatizações dos autores realizando suas descobertas, ou outras estratégias que mostrem, de forma clara, o autor e a invenção.

 

Tarefa 10

Alimentar-se é uma necessidade do ser humano. Ter uma alimentação saudável, que contemple esta necessidade e, ao mesmo tempo, mantenha nosso corpo funcionando em perfeito equilíbrio, é uma questão fundamental que exige muitos cuidados e disciplina. Ao longo dos tempos, muito se aprendeu sobre os alimentos, sua composição, suas funções nutritivas, seus benefícios e danos também.

Em nossas escolas, estas questões são muito cuidadas. Contamos com uma equipe de profissionais que trabalha com muito esmero para que as refeições sejam sempre balanceadas, saudáveis , além de muito gostosas, é claro. Saber o que se come é decisivo para vivermos bem. Com tantas facilidades de acesso a espaços de vendas e variedades de alimentos que nos rodeiam, hoje, muitas vezes vamos ficando acomodados e nos esquecendo de prestar atenção aos rótulos das embalagens, por exemplo, que existem para que a nossa “vigilância” e proteção não permitam que “invasores indesejados” nos peguem desprevenidos e nos tragam doenças e desconfortos digestivos.

Consulte atentamente, na página da PMPA – SMED, o link Cardápio das Escolas, e, a partir do que ele nos traz, elabore um cardápio saudável para os adolescentes, abrangendo os 03 momentos básicos de refeições ao longo do dia (café da manhã – almoço e lanche da tarde). A equipe deverá também argumentar por que estes alimentos escolhidos são saudáveis e devem fazer parte do  cardápio das nossas refeições. Para maior autenticidade, os alunos poderão se caracterizar de um “Chef Gourmet“, abrilhantando o momento.
    
    
Tarefa 11

O lixo e o tratamento que se deve dispensar a ele sempre foram motivos de preocupação e ações nas escolas. A separação do lixo já foi tarefa da 2ª edição da Gincana Solidária, em 2010. Agora, queremos pensar na questão do lixo, abordando a sua destinação depois de separado. Sabemos que os resíduos sólidos e orgânicos podem ser reaproveitados, continuando, desta forma, a manter sua utilidade para o ambiente e para nossas necessidades, como seres vivos.
A equipe deverá pesquisar sobre os processos de transformação do lixo, apresentando resultados positivos para a sociedade, após sua seleção e reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário